Summary

Sumário

 

Billhões de dolares em volumes de negócios, milhares de empresas mistas que operam no México, Brasil, Chile, Argentina, Venezuela, Peru e Colômbia, criadas em conjunto com outros países emergentes – tudo isto já é um grande êxito, se bem que muito menor em comparação com as grandíssimas oportunidades potenciais que oferecem os países da América Latina com os seus mercados, capitais, ideias e recursos humanos riquíssimos. Como é frequentemente o caso, os investidores internacionais carecem de conhecimento local e, talvez, de vontade e determinação para poderem ser bastante ativos no continente latinoamericano. Além disso, um não funciona sem o outro, conforme nota Ruben Vardanyan, Redator-Chefe da revista BRICS Business Magazine.

Não seria justo, porém, culpar o resto do mundo em vez de os países do continente mesmo por todos os projetos infelizmente não realizados na América Latina, sendo este continente o foco principal desta edição. A vontade de cooperar deve ser constantemente confirmada com actos concretos por todos os intervenientes.

 

Um Pacto em nome da prosperidade

O México vai realizar reformas estruturais, aumentar a concorrência em muitas áreas, melhorar a qualidade da educação e acelerar o crescimento econômico. Estas são apenas algumas dos muitos itens do “Pacto por México” – uma estratégia de reformas promovida pelo presidente mexicano Enrique Peña Nieto. Um ano após eleição, o líder mexicano analiza o progresso atingido, as metas e os objetivos de novas mudanças ainda a alcançar na sua discussão com o ex-presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, no Fórum Econômico Mundial sobre América Latina que teve lugar no Panamá.

 

Os líderes que fazem a diferença: as dez pessoas latinoamericanas mais influentes que todo o mundo precisa de conhecer

Talvez estas pessoas não sejam tão visíveis fora da sua região, mas o poder que têm em suas mãos, não necessàriamente um poder “duro”, estende-se a milhões de pessoas. A BRICS Business Magazine apresenta hoje dez dos latinoamericanos mais influentes que são, por assim dizer, “enviados especiais informais” do continente que todo o mundo deve conhecer.

 

Mario Vargas Llosa: “As novas tecnologias estão matando o conceito mesmo da cultura”

Moldar uma sociedade exigente e cheia de aspirações que não se deixe ser manipulada – é nisso que consiste a tarefa principal da cultura, segundo crê o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010 Mario Vargas Llosa. O clássico da literatura latino-americana compartilha suas visões e pensamentos com os leitores da nossa revista logo após a morte de seu amigo, Gabriel Garcia Marquez. Na sua entrevista, o escritor conta-nos da riqueza e pobreza que ficam tão perto uma de outra, das realidades culturais do nosso tempo e se a América Latina mais ganhou ou perdeu no resulado das muitas revoluções que experimentou durante a sua história.

 

Disparidades entre o homem e a mulher na África

Para facilitar uma transição mais rápida possível da África rumo ao desenvolvimento sustentável, os políticos do continente devem dar mais poder à parte feminina da população que até agora tem sido pràticamente excluida deste processo. Por exemplo, através de inclusão e reconhecimento das mulheres agricultoras como seus principais parceiros econômicos. Caso contrário, o continente africano vai inevitàvelmente acabar por fracassar, segundo afirma em sua coluna Melinda Gates, a co-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates.

Official partners

Logo nkibrics en Logo dm arct Logo fond gh Logo palata Logo palatarb Logo rc Logo mkr Logo mp Logo rdb