Summary

Sumário

Pessoas que têm muitos anos de experiencia vivendo num país estrangeiro tornam-se em uma valiosa fonte de informação e cohnecimentos sobre o país em questão. Uma combinação integral de experiências e contactos pessoais, as possibilidades de conviverem com os habitantes locais, conhecerem melhor as regras culturais que operam na sociedade con todas as suas sutilezas e nuanças, as histórias de sucesso e fracasso – tudo isto ajuda muito a poder compreender melhor as idiossincrasias culturais do país e as suas perspectivas reais no contexto económico, político e social, sendo assim o processo da aprendizagem muito mais intenso e rápido do que o através de jornais e sites de notícias, conforme nota Ruben Vardanyan, Redator-Chefe da revista BRICS Business Magazine. A objetivo principal da nossa revista consiste precisamente em compartilhar estas “informações privilegiadas” com o leitor.

O protagonista desta edição é a Rússia – não como uma terra incognita enigmatica, mas sim como um país muito interessante e compreensível, cujo desenvolvimento pode e deve ser moldado.

A realidade é melhor do que parece

Muitos investidores internacionais vêm a Rússia como um ótimo lugar para fazer negócios. Pesquisas mostram que quase 70% das empresas e fundos que já têm investido em projetos na Rússia estão satisfeitos com os resultados obtidos e continuam a trabalhar no país. Mas há também muitos que são ainda de outra opinião. As suas reflexões sobre o por quê de tal variação de opiniões e o quê deve ser feito para melhorar a imagem da Rússia oferece em seu artigo Kirill Dmitriev, Diretor-Geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos (FRID), o representante da Rússia no Conselho Empresarial dos BRICS.

Com muitos mitos sobre a Rússia em circulação, é preciso que os empresários estrangeiros saibam que a burocracia e a corrupção não serão de modo algum as suas grandes dores de cabeça. Além disso, ao contrário do estereótipo prevalecente, a maioria das empresas estrangeiras que operam na Rússia não experimentam dificuldades com a execução dos contratos.

Um diálogo permanente com os investidores em que está engajado o FRID, um due diligence abrangente que acompanha todos os processos da concepção, seleção e organização de cada projeto a realizar, uma procura minuciosa de cada possibilidade para prover garantias, assim como a prestação de assistência na implementação de projetos de infra-estrutura – esta é apenas uma lista parcial de toda uma série de mecanismos que têm por objetivo a redução dos riscos percebidos por potenciais parceiros internacionais interessados em fazer negócios na Rússia.

Um país visto por dentro.

O estado do mercado bolsista numa ecomonia nao é necessariamente o melhor critério para avaliá-la. São as empresas de private equity que possuem a verdadeira capacidade de investimento. O problema é que os atores-chave globais nos mercados de private equity têm muito pouco conhecimento da Rússia. Mesmo com a economia russa crescendo continuamente, eles continuam a ver nela um mercado ainda muito pequeno em comparação com os da Índia e da China. Michael Calvey, o co-fundador e sócio sênior da Baring Vostok Capital Partners, mostra-nos nas páginas da nossa revista as evidentes vantagens que a Rússia pode oferecer a um investidor estratégico, ajudando o leitor a separar os problemas existentes na realidade das concepções erradas e preconceitos desatualizados.

Cinco dicas para investidores

Você quer fazer negócios na Rússia e gostaria de saber mais sobre as peculiaridades do seu atual ambiente de negócios? O que está à sua espera na realidade? Como tomar as decisões certas? Com quem estabelecer contactos e como mantê-los? O que fazer em situações de conflito? Sobre tudo isso conta-nos na sua entrevista a Diretora dos Programas da Educação Executiva da Escola de Gestão de Moscou SKOLKOVO Elizabeth Sadova.


Translation into Portuguese: Victor Bereznoi

Translation into English: Alexandre Ponomarev, Edward Coulson, Alexander Bakaev

Official partners

Logo nkibrics en Logo dm arct Logo fond gh Logo palata Logo palatarb Logo rc Logo mkr Logo mp