Summary

BRICS Business Magazine thanks Victor Bereznoi for the translation into Portuguese.

Resumo da edição

O progresso técnico e um dos fenômenos mais visíveis, um fenômeno que afeta a vida de cada um de nós. Nós não somos capazes de prever com toda a precisão o que nos mais vai trazer o desenvolvimento e difusão de novas tecnologias, mas podemos constatar sem qualquer duvida, a não ser que aconteça algo catastrófico, que tal progresso é inevitável. Uma das vantagens consiste em que este fenômeno nos proporciona um certo grau de certeza em relação as nossas visões do futuro. É curioso imaginarmos que em 300 ou 400 anos o mundo será diferente do mundo em que vivemos hoje da mesma maneira como o mundo de hoje não parece ao mundo da época da Idade Media, conforme destaca na sua nota introdutória a esta edição da BRICS Business Magazine o seu redator-chefe Ruben Vardanian.

No meio destas mudanças revolucionarias e armado com tecnologias cada vez mais sofisticadas, mesmo o homem não deixa de se “tecnologizar”, por assim dizer. Já podemos ver que o ritmo do progresso tecnológico está ultrapassando o ritmo das mudanças na psicologia humana. Por mais banal que esta idéia possa parecer, mas o homem precisa de auto-aperfeiçoamento nada menos que a computação quântica ou vôos espaciais tripulados. E este esforço mental é inevitável de modo similar ao desenvolvimento e progresso universal.

Indústrias de vanguarda tecnológica

As altas tecnologias é uma das paixões mais fortes de Anatoli Chubais, um dos “pais fundadores” das reformas liberais conduzidas na Rússia no inicio dos anos 1990, o ex-chefe do Gabinete presidencial, o ex-ministro de finanças e o ex-diretor da empresa maior geradora de energia elétrica na Russa. Atualmente ele está ao leme da ROSNANO, uma corporação controlada pelo governo cujo objetivo principal consiste em desenvolver a infra-estrutura de I&D e inovação estimulando assim o desenvolvimento das indústrias inovadoras na Rússia. Na sua entrevista exclusiva dada à BRICS Business Magazine o número um da inovação russa compartilha com o leitor as suas visões acerca das realizações, desafios e perspectivas de futuro que tem a indústria de inovação.

Criando o futuro…

Hoje em dia já nem se pode imaginar que os conceitos de inovações e desenvolvimento inovador sejam ainda bastante novos: mesmo nos países desenvolvidos este conceito só começou a surgir há uns 50 anos. Já há algum tempo que os mercados emergentes e, sobretudo, os países BRICS também apóiam esta idéia com muito entusiasmo. Alem disso, os BRICS têm conseguido muitos êxitos na formação dos seus campeões – seus lideres nacionais do desenvolvimento inovador no sector empresarial. Quais são estas empresas, quais são os segredos do seu sucesso, quais são as características especificas do desenvolvimento dos negócios de IQ elevado no Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul? Respostas a estas e muitas outras perguntas o nosso leitor encontrará nos materiais sobre os resultados das pesquisas mais recentes realizadas pelo Instituto Russo de Estudos das Economias Emergentes da Escola Superior de Gestão SCOLCOVO (Moscou).

Tecnologias 2020

Uma Internet “humanizado”, a energia solar barata, os novos medicamentos antibacterianos e ontológicos, “impressão biológica” 3D – são apenas alguns exemplos das tecnologias mais avançadas de futuro, que, porém, não tardarão muito a invadirem as nossas vidas habituais. A BRICS Business Magazine apresenta alguns startups de alta tecnologia e inovações incluídos pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) na lista dos chamados “Technology pioneers 2015”, bem como os seus produtos inodavores revolucionários.

Os donos do céu

A aeronáutica e o transporte aéreo são sectores chave para muitos mercados emergentes que buscam diversificar as suas economias. Ao alcançarem êxitos muito impressionantes, alguns países já se estão tornando atores muito influentes num campo historicamente dominado pelo Ocidente. A revista BRICS Business Magazine apresenta 15 personagens da indústria aeronáutica das economias emergentes cujo desempenho vai determinar em grande parte o destino dessas ambições.

Official partners

Logo nkibrics en Logo dm arct Logo fond gh Logo palata Logo palatarb Logo rc Logo mkr Logo mp